terça-feira, 13 de abril de 2010

Ser educado



Um Mundo melhor está nas suas mãos


As coisas mudam, é verdade. Mas tanto, tanto, eu nunca pensei. As pessoas abandonam as regras de uma boa educação, para não falar já das regras de etiqueta e protocolo.

"De pequenino se torce o pepino" e "Não tomou chá desde pequenino", são expressões dos nossos avós, e que são ainda repetidas pelas pessoas mais educadas e de bom senso e que foram criadas num ambiente de "uma boa educação". Sinceramente, nunca vi tanta gente com um grau académico elevado, mas cujo civismo não é compatível com a educação escolar.
Ora vejamos: nunca vi tanta roupa colocada a secar ou arejar nas janelas e varandas viradas para as ruas principais (frentes), o que, estéticamente, é desolador e, pode até prejudicar os vizinhos que vivem por baixo, com a água que escorre da roupa, com sujidade, etc.
Além disso, esse modo de proceder é inconveniente para os próprios , já que, nesses locais voltados para a rua, a roupa está sujeita a uma maior poluição, aos cheiros de gasolina e a outros desagradáveis, que acabam por enfestar a roupa que se vai usar.
Estamos na época da ecologia e do ambiente, mas, sinceramente, só na teoria porque na prática, quase ou nada se vê. Conheço imensas famílias, com cursos superiores, que têm optimas varandas viradas para as traseiras, mas com a mania de colocar a roupa a secar ou a arejar nas varandas da frente da casa.
Porque não utilizar as varandas das traseiras e transformá-las em marquises? Outros tem bons logradouros e jardins e continuam a colocar roupas nas varandas da frente. Será que o Sr. dos Passos passa todos os dias pela rua? Tenho a certeza absoluta, que, se fosse a procissão do Sr. dos Passos, todas a gente a retiraria. Como vêem, isto é falta de educação e preguiça de descerem umas escadas.
Recordo-me que, quando vivia em África, após a independência, à medida que as casas e os prédios iam sendo ocupados pelos naturais, apareceu a moda de colocarem nas varandas cabritos, porcos, roupa, etc. Samora Machel, num dos seus discursos, disse que o povo não era civilizado nem educado e que queria que retirassem tudo das varandas, pois, caso contrario, regressariam todos aos musseques ou às machambas.
Será que em Portugal, no séc.XXI, também terá que se proceder assim?



Quando entro numa cidade, fico arrepiada por ver tantos trapos de todas as cores e feitios ás varandas, a esvoaçar, e até pessoas a limpar o pó, sujando o prédio e, sobretudo, as varandas dos vizinhos.
Será que os arquitectos não têm a sensibilidade para criaram lugares onde se possa pôr a roupa a secar, sem ser pendurada às janelas? Portugal tem um bom clima e não deveria ser admissível esta situação.

Como estas e outras... por exemplo, ninguém, salvo muitas raras excepções, tem a cortesia de oferecer o lugar aos mais velhos, a uma sra. grávida, a um doente, e, muito pior ainda, a um deficiente, como já vi muitas vezes acontecer.

Outro exemplo é a utilização da viatura automóvel. Até me arrepio quando conduzo e vejo como as pessoas se comportam. Não há nenhum respeito pelo próximo. Aonde estão as regras da boa da educação? Raramente se respeita a sinalização, como, por exemplo, utilizando os lugares reservados a deficientes e/ou a grávidas, estacionando mal a viatura, ocupando mais que um lugar, etc.

As regras de uma boa educação ensinam-se em casa, nos infantários e nas escolas. Mas, quem são hoje os professores que nem sequer podem repreender um aluno?
Como estes exemplos e outros e outros, que jamais teria fim. É o Mundo em que estamos a viver neste momento, sem regras de uma boa educação e boas maneiras.


Não sou contra o 25 de Abril, de maneira nenhuma, até porque sou Social Democrática, mas reconheço que há o reverso da medalha. Portugal ainda não encontrou o ponto de equilíbrio entre a boa educação e respeito e a liberdade. As pessoas perderam o respeito pelos mais velhos e para com eles próprios. A maioria esqueceu-se das regras da boa educação e das boas maneiras, e ainda não se consciencializaram do que é a liberdade.

Como temos pessoas formadas sem bases? Será que os professores são obrigados a passá-los?. É verdade que vivemos numa sociedade em que anda tudo aos trambolhões.
Quando as pessoas dizem somos todos iguais, eu questiono-me, muitas vezes, se isso é verdade... A educação não tem nada a ver com os graus académicos, mas sim com o meio e ambiente em que vivem e que frequentam.


Na vida todo se aprende. O seu sucesso está no comportamento e nas regras bem de estar.
Aprenda as regras de uma boa educação e aplique-as constantemente em casa, no trabalho e na rua.

Respeite para que seja respeitado. Não perca a oportunidade de melhorar continuamente a sua educação cívica e tenha como regra que nunca deve fazer aos outras aquilo que não quiser que façam a si. Temos de ser mais civilizados.


Até breve.



Maria Helena Ribeiro

6 comentários:

  1. Adorei o post , Maria Helena! Mas não é so em Portugal não, viu? No Brasil e aqui na França tb!! Ja me falaram que sou "exagerada" mas sinceramente colocar roupas pra secar na janela é horrivel, é sujo... tenho horror à isso!! E sobre a educaçao principalmente da geraçao de adolescentes então? Parece até que não têm nem pai nem mãe pra educar! Espero que quando eu tiver meus filhos eu consiga educa-los direitinho! beijos

    ResponderEliminar
  2. Helena, estou completamente de acordo sobre o tema desenvolvido e apoio a s/ opinião.

    infelizmente cada vez mais temos vizinhos insuportáveis e adolescentes rebeldes!!!

    este país precisa de regras fortes... mas temos uma mau exemplo que começa nos governantes!!

    ResponderEliminar
  3. Ai que anda por aí tanta gente a precisar de ler este post...

    Fabuloso!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Oi, Helena! Obrigada pelas visistas e comentarios no meu blog! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Helena, estou aqui sonhando com o seu buquê de magnolias! Ai que sonho!!!! obrigada pelo carinho :) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Helena,
    amei o que vi aqui e sua visita me fez muito feliz.
    Agora estou te seguindo e estarei sempre por aqui
    beijos
    vi

    ResponderEliminar