quarta-feira, 24 de março de 2010

Dicas e surpresas

Maria Helena Ribeiro


Durante a minha vida, reparei que muitas vezes nos escapam certos pomenores, o que origina que fiquemos terrivelmente mal dispostas, quando o que queremos é dar o nosso melhor.

Hoje vou dar-vos alguma dicas, para que tudo lhe corra ás mil maravilhas quando receber convidados na sua casa.


Conselhos

Quando receber os seus convidados, arranje-se à altura deles. A sua apresentação é muito importante.

Surpreenda os seus convidados com a sua organização.

Transforme uma parte da sua casa de banho de serviço, em quarto de vestir.


Transforme uma parte da casa de banho em quarto de vestir. Os seus convidados encontrarão aí coisas que não esperariam ver, mas que podem precisar de imediato, como por exemplo; pares de meias de medida única, 1 caixa de pensos higiénicos, uma caixa com agulhas e linhas, alfinetes-de-ama, pequenas toalhas, sabonetes perfumados, tira nódoas, lima de unhas, pasta dentífrica, escovas de dentes descartáveis, copos pequenos descartáveis, pentes descartáveis pequenos, álcool, água oxigenada, bétadine, curitas, cotonete, etc. Assim, não fica embaraçada para qualquer pedido de imediato.

Se o convite for para o almoço ou para um chá, coloque também neste local flores, se o convite for para o jantar coloque velas por toda a casa, e acende-as na altura em que os convidados estão para chegar. Tenha cuidado aonde coloca as velas por causa do fogo.

Planifique o Jantar com antecedência

Depois dos convites, planifique a decoração e o menú com antecedência. Apresente pratos exóticos, se os convidados apreciarem. Mas, se for uma cozinheira inexperiente, apresente pratos simples, mas decorados com beleza e servidos com desembaraço. Se convidar muitas pessoas, prefira fazer buffet.


Sorria aos convidados, estes não esquecerão esse dia e você também.



Sugestões para um Jantar de cerimónia (6 pessoas)


Consomê rico de agrião
Cocktail de Camarão
Bacalhau recheado com presunto
Arroz branco
Batatas assadas
Saladas à inglesa
Sobremesa
Tarte de framboesa
Espetadas de fruta



Consomê



batatas q.b 6 gemas de ovos
1 colher de manteiga
sal.q.b
1 pitada de pimenta
1 ramo de agriões
1 colher de sopa natas frescas

Arranje 1/2 ramo de agriões e coloque estes, juntamente com as batatas, numa panela com água e sal. Quando as batatas e os agriões estiverem cozidos, passe pela varinha mágica. Este consomê deve ficar grossinho. Enquanto coze a batata e os agriões, arranje 1/2 ramo de agriões, ficando só com as folhas deste. Quando tiver o consomê já passado pela varinha mágica, deite-o numa terrina de ir á mesa. Junte as gemas de seis ovos, já batidas, e mexa muito bem, para não ficar com grumos, até ficar num creme; em seguida coloque as folhas de agrião e uma colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de natas, uma pitada de pimenta e mexa tudo muito bem. A terrina vai á mesa ou coloque-a numa mesa de apoio. As tigelas para o consomê já devem estar na mesa com os convidados sentados.


Cocktail de camarão

Quantidades por pessoa:

450 grs de camarão
1 c. sopa de maionese
1 c. sopa de Ketchup
4 c. sopa de natas batidas
1 c. sopa de salsa picada
9 bocados de alface aos pedaços
3 colheres de conhaque
1 colher de chá de paprika

Coza os camarões já descascados, deixe repousar até ficarem frios e reserve. Numa taça coloque a maionese e adicione o ketchup, o molho inglês, conhaque e tempere com sal e pimenta. Por fim, misture cuidadosamente as natas batidas bem frias e os camarões já cozidos e frios, e envolva tudo muito bem. Nas taças individuais distribua alface e por cima desta, coloque o cocktail de camarão, e termine polvilhando com salsa picada e uma pitada de papricka. Decore também com alguns camarões por cima das taças.


Bacalhau recheado com presunto

Temperatura do forno 200º

6 postas de bacalhau (bem grossas e bem demolhado) que é mais gostoso, do que o congelado.
6 fatias de presunto ( de boa qualidade)
10 colheres de pão ralado ou (pão ralado q.b.)
pimenta branca q.b (para temperar)
1pacote de queijo ralado
1/4 leite de vaca
Azeite qb
4 dentes de alhos
2 cebolas
4 ovos cozidos
Azeitonas pretas
8 horas antes de cozinhar o bacalhau, passe bem este por água e seque-o com um pano bem limpo. Deite 1/4 de litro de leitepor cima do bacalhau para este ficar macio; deite a pimenta, e os alhos bem picadinhos, e deixe marinar. Na hora de ir ao forno, abrem-se as postas de bacalhau ao meio com a ponta de uma faca muito fina, coloca-se o presunto e fecham-se as postas com um palito. Coloque-as numa assadeira de barro com rodelas de cebola e algum azeite, pondo as postas de bacalhau em cima das rodelas de cebola. Espalhe o queijo ralado por cima do bacalhau, polvilhe com pão ralado, e coloque as azeitonas por cima. Regue o bacalhau com azeite quente com os alhos picadinhos. Vai assar no forno a 200º.

Quando o bacalhau estiver bem douradinho, retire-o e disponha-o numa travessa bonita de ir á mesa. Decore a travessa com os ovos em rodelas e gema picadinha, por toda a travessa.

Tarte de Framboesa


125 grs de biscoito (ou de Bolacha Maria)
80 grs de manteiga
500 grs de queijo fresco
3 ovos
1 limão
Rale os biscoitos (ou as bolachas), misture a manteiga derretida e amasse até obter uma mistura homogénea, com o qual irá cobrir o fundo de uma forma de tarte. Limpe as framboesa com um pano húmido e disponha na forma, guardando o suficiente para a decoração. Bata o queijo com o açúcar e a raspa de um limão e as gemas de ovos. Junte as claras em neve, deite as misturas sobre as framboesa. Coza a 150º, tire do forno e deixe arefecer. Depois decore-a com framboesas e sirva fria

Fruta

Utilize espetadas de fruta variados. É muito requintado.




Até breve


Maria Helena Ribeiro

2 comentários:

  1. Que torta maravilhosa! vou tentar fazer!
    Tem selinho pra você la no meu blog! bjos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Greyce, adorei a sua lembrança.
    Desejo-lhe uma Santa Páscoa, e que continue a oferecer-nos ideias favolosas.

    Bjhos

    ResponderEliminar