terça-feira, 23 de março de 2010

Sugestão prática para receber

Venho dar-vos uma sugestão prática para receber amigos, sem formalidades, em que cada um cuida de si. É muito agradável ter amigos e, por isso, não deixe de os receber em casa, por achar que não tem tempo, e pessoal que a possa ajudar. É simples, mas como tudo, requer uma certa preparação.


Prepare um Fondue de carne e surpreenda os seus amigos com este convívio.

Receba numa sala ou num terraço. Aí pode montar uma ou mais mesas redondas, consoante as pessoas que convidar. Decore a(s) mesa(s) com toalhas coloridas e guardanapos a condizer. É necessário um ou mais tachos de fondue, dependendo dos convidados. Um fondue dá para quatros pessoas. Por isso, é necessário ter vários fondues, caso se convidem muitas pessoas. Cada convidado tem um garfo próprio.

A decoração é simples. No centro da mesa coloca-se o tacho do fondue; caso sejam precisos mais tachos, distribua-os a partir deste. Usa-se louça vulgar de acordo com a decoração da mesa. Os copos de vinho e da água devem ser pesados.

Os convidados estão sentados à volta da mesa.

O fondue de carne não é difícil de se elaborar e é muito prático para a dona de casa. Os molhos podem ser preparados com antecedência.

A dona de casa deve prever o numero de convidados, a fim de comprar a quantidade de carne adequada. Normalmente deverá comprar 150 grs de filé mignom por pessoa. Além do fondue, deverá colocar na mesa algumas variedades de molhos, assim como o pão fresco, saladas, e sobremesa.

O fondue é acompanhado com um bom vinho tinto.

Como fazer Fondue.

Ponha óleo ou azeite na panela do fondue, coloque uma rolha de cortiça para não puder respingar o óleo ou o azeite e deite dentro um dente inteiro de alho descascado.

Prepare 15o grs de filé mignon por pessoa, cortados em cubos, adicionando sal e pimenta branca, ao seu gosto. Esta preparação deverá ser feita na hora de comer já com os convidados na mesa. Coloque a carne na panela do fondue, indo os convidados tirando da panela alguns pedaços de carne para o seu prato . Normalmente os convidados ajudam nesta tarefa com muito agrado. Pode-se fritar, além da carne, pedaços de cebola, pimento, cogumelos etc.



Receita de molhos para o Fondue


Misture uma colher ou duas de ketchup com uma colher de maionese e sal; misture muito bem os ingredientes. Dobre a receita se necessitar de mais quantidades.

Misture uma ou duas colheres de sopa de maionese com um colher de mostrada. Dobre a receita se necessitar de mais quantidades.

Misture uma ou duas colhers de maionese com ums pedacinhos de pichles. Dobre a receita se necessitar de mais quantidades.

Também existem molhos variados à venda em supermercados para este efeito.


Até breve


Maria Helena

4 comentários:

  1. está deveras apetitoso e com vontade de ser comido!!!

    ofereço-me como voluntária para um jantar em sua casa, com esta ementa. pode marcar....

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Angelina, já está convidada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei esse post! Nunca fiz o fondue em casa, quando fizer seguirei as dicas. Eu não sabia que a rolha de cortiça impede o oleo de respingar: que dica excelente!!! beijos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Greyce, sempre que necessitar de uma dica, cá estou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar