quinta-feira, 18 de março de 2010

Como se deve comer diversos alimentos (Continuação)

Vou continuar a falar sobre a forma de comer diversos alimentos.


Os pêssegos
Os pêssegos são primeiro cortados em metades e depois em quartos. Descasca-se cada quarto com uma faca, comendo-se depois cada bocado com garfo e faca. Tenha cuidado com o sumo deste fruto pois deixa nódoas muito desagradáveis.

Maçãs e Pêras
Maçãs e as pêras são habitualmente cortadas em quatro partes e descascadas à mesa. Come-se com garfo e faca.

Laranjas
No caso das laranjas cortam-se as suas extremidades e, depois, segurando o fruto com a mão esquerda, fazem-se incisões verticais na casca para soltar. Na mesa come-se com garfo e faca.

Toranja
A toranja é habitualmente servida em metades. No caso de irem assim para a mesa, tire uma metade para o prato de sobremesa e, com a faca, retire os caroços, solte o fruto da pele e dê-lhe uma volta com a faca para o separar da casca. Ponha açúcar a seu gosto. Pode regar com conhaque ou xerez.
Eu, pessoalmente, quando utilizo a toranja para sobremesa, uso uma taça de cristal ou de vidro, onde coloco a toranja descascada em gomos, tendo retirado primeiro os caroços. Decoro a taça com cerejas da época ou enlatadas, polvilho-a com açúcar e rego-a com xerez ou conhaque. Come-se com uma colher apropriada ou com uma colher de chá.

Uvas
Nunca se deve colocar as uvas na mesa sem estarem lavadas e cortadas em cachos pequenos. Retire um cacho, coloque-o no prato de sobremesa e coma então os bagos um a um. É correcto retirar as graínhas e a casca delicadamente da boca com os dedos, e depositá-los no prato. Num jantar de cerimónia evite isso.

Bolos
Os bolos secos retiram-se com o garfo de sobremesa e comem-se as porções assim obtidas com o garfo. Um bolo de creme ou um bolo embebido são sempre comidos com um garfo. Os bolinhos pequenos que são servidos nas recepções de Baptizados, casamentos, etc. comem-se á mão. Os outros comem-se sempre com o garfo.

Pãozinhos quentes e torradas
Os pãozinhos inteiros, ainda quentes, podem ser barrados com manteiga. As torradas podem ser cortadas em duas no sentido horizontal, antes de pôr a manteiga. Come-se à mão.

Marisco

As ameijoas comem-se sempre com o garfo. As cozidas a vapor abrem-se por si próprias, se forem frescas e se estiverem bem cozidas. (As que não estão abertas não se comem, deixam-se de lado). Segura-se a concha com mão esquerda e retira-se o animal da concha com a mão direita. Molha-se em manteiga derretida ou no molho apropriado. Tal como as ostras, as ameijoas nunca são cortadas. Algumas pessoas gostam de beber o molho natural, sinceramente não é elegante. Pode fazê-lo molhando um pouco de pão no molho. Depois desta refeição é indispensável um lavabo com água perfumada. Para simplificar este serviço já existem guardanapos humedecidos com água de colónia.

As ostras seguram-se com a mão esquerda e extraem-se da concha com um garfo próprio. Regam-se com um pouco de sumo de limão, desprendendo-as o mais completamente possível... e engole-se. Se ficar um bocado de concha na boca, retira-se com o polegar e o indicador. Utilize o lavabo.

Gambas fritas e grelhadas

Os gambas seguram-se pela cauda, mergulham-se no molho de acompanhamento e comem-se em pequenas dentadas até à cauda. Põe-se o bocado não comestível no prato. As gambas em cocktail podem ser seguras com o garfo e ir mordiscando em três ou quatro dentadas. Deve-se fazê-lo o mais graciosamente possível. Não se deve utilizar o prato em que é apresentada a taça do cocktail para cortar as gambas, nem o prato da manteiga.

Caracóis

Os caracóis são servidos em pequenos recipientes de metal ou em travessas que vão ao forno ... que estão muito quentes quando são apresentados. Há uma pinça especialmente concebidas para os caracóis, que se pega com a mão esquerda, para agarrar a concha. Esta segura-se firmemente com a pinça e extrai-se o caracol, com um pequeno garfo próprio, com a mão direita. Come-se o caracol de uma só vez.

A manteiga com alho é excelente com este prato. Molham-se bocadinhos de pão na manteiga, com o garfo ou à mão.

Caviar

Caviar é um alimento de iguaria de luxo, consistindo em ovas de estrujão não fertilizadas, salgadas, sem qualquer outros tipos de aditivos. O caviar é, de facto, a ambrósia, o alimento dos deuses, tal como o champanhe é o néctar, o mais perfeito dos vinhos.

Como servir o caviar?

É muito simples. Esqueça as taças de caviar e apresente-o na mesa na sua embalagem de origem. Deve manipulá-la o melhor possível. Coloque o frasco numa taça cheia de gelo e sirva o caviar com uma colher- Não o espalhe. Sobretudo, não misture com vinagre ou manteiga (excepto se tiver blinys ou batatas cozidas) . Para acompanhar sirva fatias de pão preto ou muito escuro.

Deve guardar sempre o caviar no frigorífico, para evitar a sua deterioração. Todos os caviares devem ser servidos muito frescos, não apenas frios. O metal pode estragar o gosto do caviar e não convém. Nunca de prata. Se tiver de mudar para uma taça, esta deve ser de porcelana ou de vidro. Utilizam-se para o caviar colheres de madeira, de marfim ou de madrepérola. O caviar também pode ser acompanhado não só por champanhe como por vodka .

Blinys

Os blinys são feitos de levedura e farinha e a massa repousa durante uma noite inteira á temperatura ambiente. Os blinys, ou crepes russos, devem ser delicados e finos, pequenos também, com poucos centimetros de diametro. Espalha-se manteiga quente por cima e serve-se. Os blinys são cozinhados como os crepes. Sirva um a cada convidado. Cobrem-se com caviar, é uma delícia.

Até breve


Maria Helena Ribeiro

3 comentários: