quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O "Cocktail-Party"



O cocktail-party, tal como o chá ou a tea reception, é uma maneira de convidar um grande número de pessoas sem ter a preocupação de resolver o terrível problema de arranjar lugares para todos. Contrariamente ao chá, um cocktail sai muito mais caro.

Há inúmeras ocasiões para oferecer um cocktail: uma razão social ou de negócios; o ponto de encontro de um grande número de pessoas sem demasiadas formalidades em circunstâncias agradáveis. Estas recepções dão aos donos da casa a oportunidade de cumprir várias obrigações sociais de uma só vez. Contudo, deve ter sempre em conta o número de pessoas convidadas por causa do espaço. A falta de espaço não ajuda a criar um ambiente amigável, e torna-se por vezes intolerável.


Convites

Os convites devem ser enviados pelo correio duas semanas antes, ou poderão ser feitos por telefone.

Os convidados devem sempre comunicar á dona da casa se tencionam comparecer ou não ao cocktail, pois esta tem de saber o número de convidados que vai receber.

O coktail serve-se, normalmente, entre as 19 e as 21 horas. As horas da chegada não são tão rigorosa como as de um jantar.


Como vestir
A simplicidade de um coktail é sublinhado pela simplicidade do vestuário feminino e masculino, a menos que se indique um trajo regulamentar no cartão de convite.

Normalmente as senhoras vestem fato completo elegante ou um vestido de coktail, que poderá ser comprido prático. Os homens ficam muito bem de fato escuro.

Os donos da casa apresentam os convidados de forma que ninguém fique à parte. Nunca se deixa uma senhora sozinha, sem ninguém com quem possa estabelecer uma conversa.

Todos os convidados são recebidos pelos donos da casa, e todos apresentam despedidas, à partida, com palavras de agradecimento.


Como preparar o cocktail

Se tem piscina, aproveite numa época de verão para convidar os seus amigos... como vai ser agradável. Se tem um terraço junto da sala de jantar, tire partido dele; se tem jardim também é uma boa opção para este efeito. No caso de ter só a sala de jantar, aproveite dar o máximo de espaço. Dê largas á sua imaginação.

Num cocktail tem de ter em conta um espaço para as bebidas.

Campanhe, vinho branco, vinho tinto, vinho do porto branco e tinto, uísque, rye, gin, vodka, xerez, vermute, soda, bitter, limão, etc. Também se deve ter licores e sumos de fruta para quem pedir. Enriqueça a sua garrafeira.

Todos os alimentos devem ser preparados em pequenas porções, de modo a ser comidos facilmente à mão. Existem hoje salgadinhos deliciosos, queijos inegualáveis, frutas tropicais, etc. etc. Os pratos não são obrigatórios, mas podem utilizar-se.

Pode utilizar guardanapos de papel, mas nunca copos de plástico. No entanto, escusam ser de qualidade superior ou de cristal.

Organize o seu cocktail-party e experimente esta sangria.


Sangria

Um limão.
Uma laranja
6cc cointreau
6cc de vermute doce.
6cc de gim
Duas garrafas de vinho tinto seco.

Corta-se a fruta em rodelas. Deixa-se fermentar no cointreau, no vermute e no gim durante meia hora. Junta-se o vinho e os cubos de gelo (não em demasia)


Até breve


Maria Helena Ribeiro

4 comentários:

  1. gostei do que li, alguns apontamentos que desconhecia.

    também gosto da foto, penso que deve ser pela minha região, concretamente no Pinhão no Hotel Vintage.... muito bem, está fantástica:)

    ResponderEliminar
  2. Primeira vez que visito seu blog, achei as dicas otimas! Vou seguir sempre! bjos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela forcinha. Fiquei curiosa... e visitei o seu blog. Sem dúvida é necessário muita criatividade para desenvolver um tema tão interessante. Parabéns e estaremos juntas. Bjos

    ResponderEliminar
  4. Cara Helena,

    Parabéns pelo seu blogue. Um grande bem-haja.

    Mary

    http://etiquetaeboasmaneiras.blogspot.com

    ResponderEliminar